Arquitetura

TIPOS DE TELHAS – conheça os 5 principais modelos  

A escolha da telha para seu projeto ajuda a proporcionar conforto térmico, acústico, leveza, luminosidade e beleza. Existem diversos materiais utilizados na criação de telhas, e cada um deles possui características e estilo próprios.

 

1. Telhas Cerâmicas

Também chamadas de telhas de barro, deixam a construção com um estilo mais rústico e aconchegante. Existem as telhas cerâmicas naturais, as esmaltadas, com película de proteção e as vitrificadas. As principais vantagens da telha cerâmica são o isolamento térmico e a fácil limpeza e manutenção. Contudo, o peso dessas telhas exige uma estrutura mais resistente, aumentando o custo total do telhado e forçando mais a estrutura da construção. Essa característica pode ser uma desvantagem para quem busca por algo mais leve e econômico.

 

2. Telhas de concreto

Também conhecidas como telhas de cimento, são encontradas em diferentes modelos e formatos, e possuem uma boa variedade de cores. São mais impermeáveis que as telhas de cerâmica, mas mais pesadas, sendo necessária uma estrutura reforçada para sustentá-las. Outra desvantagem é que possuem baixa resistência ao vento.

 

3. Telhas shingle

Este modelo bastante utilizado nas casas norte-americanas, vem ganhando força no Brasil. Feita com massa asfáltica, esse tipo de telha é muito resistente, possui um bom isolamento térmico, e pode ser usada em diferentes ângulos de inclinação, também exige pouca manutenção e está disponível em diferentes cores.

 

4. Telhas de fibrocimento

As telhas de fibrocimento são muito populares, sendo também conhecidas como telha Brasilit. Esse tipo de telha veio para substituir as antigas telhas de amianto que deixaram de ser comercializadas pelo alto risco à saúde humana. O formato tradicional das telhas de fibrocimento é o ondulado, são leves, resistentes, duráveis e mais baratas quando comparada aos outros modelos existentes. Uma outra vantagem é que podem ser instaladas em locais com pouca inclinação (mínima de 15%). Possuem também uma boa relação entre o custo e o benefício. Uma desvantagem é que elas absorvem calor com muita facilidade e podem deixar o ambiente interno quente. Para resolver o problema, é preciso construir um forro ou uma laje.

 

5. Telhas metálicas

As telhas metálicas podem ser feitas de aço, alumínio, cobre ou uma mistura de diferentes metais. Esse tipo de telha é muito resistente, durável, leve e pode cobrir grandes vãos, por isso são mais utilizadas em construções comerciais ou industriais. Precisam ser instaladas com fixadores, que podem ficar visíveis ou não. Possuem durabilidade de médio a longo prazo, dependendo do material. Uma desvantagem é o fraco isolamento acústico. E para melhorar o desempenho térmico existe a chamada telha sanduíche, uma variação da metálica, pois possui um material isolante entre as folhas metálicas, que pode ser o isopor ou o poliuretano, proporcionando um conforto maior.

 

Lembre-se que cada projeto possui um estilo e um conceito particular, por isso, o ideal é que o tipo de telha seja pensado desde o início, e não apenas quando a construção já estiver quase pronta. Observe se o material desejado combina com o modelo do telhado e com o clima da região. Algumas telhas são resistentes às intempéries climáticas, enquanto outras podem não resistir à uma ventania muito forte, por exemplo. Além disso, é essencial observar a inclinação do telhado e seguir a inclinação mínima indicada pelo fabricante da telha.

Gostou? Para mais perguntas, entre em contato conosco!

Produce Engenharia Civil

www.produce.com.br

BENTO GONÇALVES

Engenheira Civil Maiane Basso | 54 99913 7862

CAXIAS DO SUL

Engenheira Civil Natiele Pagliarini | 54 99163 3226

FARROUPILHA

Engenheira Civil Viridiana Spinelli | 54 99905 8682

Produce Engenharia

A Produce Engenharia surgiu da união de profissionais do ramo que buscam soluções que tragam inovação, economia e segurança às obras. Aliando a teoria à experiência empírica, oferecemos soluções únicas para cada obra, objetivando o baixo consumo de materiais, e sempre respeitando as normas vigentes.