Arquitetura

Está construindo? Conheça os tipos de janelas e suas características

As janelas são as responsáveis por trazer iluminação natural e ventilação para os ambientes. Elas têm um papel fundamental no bem-estar de quem ocupa o ambiente, afinal, ninguém quer ficar olhando para as paredes. Além disso, também servem como elemento decorativo, dando charme e beleza para fachadas.

Para definir onde ela será instalada é preciso fazer um estudo de insolação no local e escolher o modelo adequado para cada ambiente. Atualmente, existem diversos modelos, tipos e materiais de caixilho de janelas, considerando que cada uma possui uma função. É ideal observar a qualidade e as características técnicas dos modelos para garantir uma ótima funcionalidade. Veja os principais modelos de janelas:

1. Janela de correr

É um dos tipos de janela mais comum existente no mercado, desliza na horizontal e permite uma abertura rápida, sem que haja muito esforço. O modelo possui algumas variações/complementos.

1.1. Janela de correr com persiana

Permite o controle da luminosidade do ambiente, com bloqueio total ou parcial, através da persiana integrada em sua estrutura.

1.2. Janela de correr com veneziana

Neste modelo, além das folhas internas de correr, externamente tem-se um painel veneziadado que pode ser deslizante ou modelo camarão (de dobrar). Este tipo de esquadria permite controlar a entrada de ventilação através das folhas internas, e controlar a luminosidade através da veneziana externa.

2. Janela de abrir/girar

São aquelas em que as folhas giram sobre um eixo vertical para fazer a abertura. Esse modelo pode conter uma ou mais folhas e abrir para o lado de dentro ou de fora da construção.
A fixação das folhas é feita por meio de dobradiças ou pivôs nas extremidades, o que tornam o modelo um pouco mais caro do que as janelas de correr.

3. Janela basculante

A janela basculante possui uma abertura simples e é feita através de um mecanismo no eixo horizontal.
Suas básculas possuem aberturas tanto na parte superior quanto na inferior e são bastante utilizadas em banheiros e cozinhas tradicionais.
A vantagem desse modelo é que a fresta pode ser regulada, não necessariamente precisa estar totalmente aberta para ventilar e para que o local seja iluminado.

4. Janela projetante ou maxim-ar

É fixada na parte superior ou nas laterais e sua abertura é feita para fora na parte inferior.
Pode-se encontrar diversos tipos de tamanhos de janela projetante no mercado e ser usada tanto em escritórios quanto em áreas de serviço, banheiros, lavanderias, etc.

5. Janela de tombar

Parecida com a maxim-ar, mas com abertura pelo lado contrário, ou seja, para dentro do ambiente.
Exige espaço interno, e limita a utilização de cortinas e persianas.

6. Janela oscilobatente

Possui dupla abertura, ou seja, tomar e abrir.
Apresentam uma facilidade de limpeza, devido a sua abertura interna, porém compromete a utilização de persianas e cortinas.

7. Janela pivotante

Fixada através de dois pivôs (um em cima e outro embaixo), a janela gira em torno do seu próprio eixo.
É utilizada em banheiro e sala de estar, podendo abrir apenas uma fresta para ventilar internamente e para a entrada de luz.
Além disso, é um modelo ótimo para quem procura por praticidade na hora da limpeza.

8. Janela sanfonada

A janela pantográfica popularmente conhecida como sanfonada, possui folhas articuladas e que dobram uma sobre a outra.
É ideal para ambientes espaçosos, podendo ser dobrada ou abertas por completo, garantindo maior iluminação e ventilação.
Esse tipo de janela dá um aspecto elegante para o ambiente, mas a limpeza do vidro pode ser trabalhosa.

9. Janela guilhotina

A janela guilhotina possui uma parte fixa no lado superior e a parte de baixo corre para cima.
Ela é mais comum em casas antigas, mas também existem versões modernas que podem chamar a atenção do cliente.
Esse tipo de janela é indicado para quem quer um ambiente bem iluminado com um visual clássico.

10. Bay window

Esse tipo de janela não é muito comum no Brasil, costuma ser vista em residências americanas ou europeias.
Ela é instalada nas paredes ocupando 3 partes, como se fosse um formato trapezoidal. É indicada para ambientes espaçosos e que exigem bastante luminosidade.

11. Janela fixa

Esse tipo de janela não tem nenhuma abertura. Ela é indicada para quem quer apenas clarear alguns pontos do ambiente com charme e elegância.

 

Produce Engenharia Civil

www.produce.com.br

BENTO GONÇALVES

Engenheira Civil Maiane Basso | 54 99913 7862

CAXIAS DO SUL

Engenheira Civil Natiele Pagliarini | 54 99163 3226

FARROUPILHA

Engenheira Civil Viridiana Spinelli | 54 99905 8682

Produce Engenharia

A Produce Engenharia surgiu da união de profissionais do ramo que buscam soluções que tragam inovação, economia e segurança às obras. Aliando a teoria à experiência empírica, oferecemos soluções únicas para cada obra, objetivando o baixo consumo de materiais, e sempre respeitando as normas vigentes.