Casa e Decoração

Significado das cores para seu projeto

As cores tem o poder, não apenas de decorar os ambientes em harmonia entre si, mas também estimular alguns sentidos da mente humana. Esses estímulos foram comprovados através de diversos estudos, as cores afetam sim, diversos pontos do nosso psicológico. Levando isso em consideração, as cores escolhidas para decorar os ambientes influenciam no dia a dia e nas experiências de um lar. Para ajudar você que está renovando seu lar ou que está começando decorá-lo, hoje trarei para vocês quais pontos algumas cores estimulam.

Leia também: INSPIRAÇÃO DE AMBIENTES DECORADOS COM A COR PANTONE 2020

Lembrando que conhecemos muito mais sentimentos do que cores, e algumas delas podem ser contraditórias e estimular diversos sentimentos, principalmente com interferência da variação da sua tonalidade. Leia a seguir o que cada uma delas estimula:

Amarelo

Ideal para ser utilizada em ambientes escuros, sem janelas ou iluminações, o amarelo estimula o apetite e as atividades intelectuais. Pro esse motivo é muito usado em restaurantes ou livrarias.

 

 

 

Azul

Uma cor que trás muita paz e serenidade ao ambiente. É indicada para ambientes de repouso e relaxamento, porém tem que ser dosada no tom. Tons mais claros são mais suaves, já os mais escuros podem deprimir por questões de profundidade.

 

 

 

 

Vermelho

Esta é uma cor que deve ser muito dosada em um ambiente, pois ao mesmo tempo excita, inibe medos e preocupações, porém em grande quantidade pode estimular o nervosismo.

 

 

 

 

Verde

A cor verde é ligada a diversas sensações confortáveis, em seus diversos tons estimula a tranquilidade. Muito usada para representar a saúde, ela é utilizada na decoração de quartos, sala de estar e consultórios.

 

 

 

 

Laranja

O laranja é uma cor quente que representa vitalidade, trás muita energia e é considerada um estimulante físico e mental, por esse motivo é muito utilizado por academias. Você pode notar, que geralmente as academias tem decorações nesta cor em alguns ambientes.

 

 

 

 

Leia também: ROTEIRO PERFEITO PARA PASSAR UM DIA AGRADÁVEL NOS CAMINHOS DE PEDRA, PARA VOCÊ QUE É MORADOR DA SERRA GAÚCHA

Roxo/violeta

Uma cor totalmente ligada a espiritualidade e equilíbrio, são cores encontradas em ambientes de relaxamento e meditação.

 

 

 

 

Marrom

Trás a sensação de conforto ao ambiente, muito utilizada em locais que exige concentração, como bibliotecas e escritórios.

 

 

 

 

Preto

O preto é uma das cores que mais representa a imponência em um ambiente, ela é capaz de absorver cada luz que entra em um ambiente. Ela muitas vezes é considerada uma cor morta, que representa a ausência de vida, mas combinada com outras cores pode alegrar muito um ambiente.

 

 

 

Cinza

Não é nem sombra nem luz, o cinza é uma das cores mais neutras utilizadas na decoração de ambientes. O cinza acaba não interferindo em nenhuma emoção.

 

 

 

 

Branco

Um cor que trás muita luminosidade e organização a um ambiente, o branco pode ser a cor predominante, mas em excesso pode incomodar. Muito utilizado nas decorações escandinavas e minimalistas, o branco é uma cor que da a sensação de limpeza e paz ao ambiente.

 

 

 

 

Qual é a sua cor preferida para cada ambiente?

Qualquer dúvida acesse meu site.

Manara Corretor Digital

 

Manara Corretor Digital

No mercado imobiliário desde 2014, conhecida inicialmente como Manara Imóveis. Hoje eu, Anderson Manara, volto trabalhar como corretor autônomo, entrando em um novo nicho do mercado, com atendimento digital.