Mercado Imobiliário

Qual é a importância de verificar os débitos de um imóvel? O que devo consultar?

Comprar um imóvel próprio é o sonho da maioria dos brasileiros, porém essa realização pode vir acompanhada de muitas surpresas. Então quanto mais munido de informações você estiver, mais segura será sua compra. Muitas vezes o vendedor não é honesto com quem está comprando sobre os débitos existentes vinculados ao imóvel e isso pode trazer complicações tanto na transferência do mesmo, como no uso de alguns serviços.

Qual é a importância de verificar os débitos de um imóvel?

É muito importante verificar os débitos que o imóvel pode ter, principalmente se você não deseja ter gastos extras. Além de poder trancar o processo de transferência do mesmo, podem gerar complicações na ativação de serviços básicos. Sempre pergunte ao intermediador sobre os débitos.

O que devo consultar?

Você deve consultar a situação financeira de Condomínio, IPTU, serviços básicos (água e luz) e Negativa de Ônus.

O que eles podem influenciar e onde posso consegui-los?

Condomínio

Para consultar os débitos de condomínio você deve verificar quem é a administradora do mesmo e solicitar diretamente a ela. As dividas de condomínio recaem sempre sobre o imóvel, então se o imóvel foi vendido, elas serão do novo proprietário. Se a cobrança for judicialmente, a conta corrente do proprietário será bloqueada para o pagamento da divida. Se não houver valores na conta, poderá perder o imóvel.

Água e Luz

Os débitos de água e luz ficam vinculados ao nome do vendedor, porém eles podem influenciar na solicitação de uma nova ligação. Será necessário contatar a concessionária da sua cidade.

IPTU

A negativa de débitos de IPTU pode ser emitida diretamente no site da prefeitura da sua cidade. As dividas terão que ser assumidas pelo comprador e alguns bancos não prosseguem o financiamento se as mesmas não estiverem quitadas.

Negativa de Ônus

Estas são expedida pelo Oficial do Registro de Imóveis e mostram se existem ou não ônus (ex.: usufruto, hipoteca, alienação, etc), cláusulas (ex. incomunicabilidade, impenhorabilidade, etc) ou gravantes (penhoras, restrições, etc) de um determinado imóvel. Tendo qualquer uma positiva, pode interferir na transferência do mesmo.

Lembre-se, sempre compre seu imóvel com um corretor credenciado pelo conselho regional!

Para imóveis em Bento Gonçalves, clique aqui.

Manara Corretor Digital

No mercado imobiliário desde 2014, conhecida inicialmente como Manara Imóveis. Hoje eu, Anderson Manara, volto trabalhar como corretor autônomo, entrando em um novo nicho do mercado, com atendimento digital.