Financiamento

Consórcio ou financiamento, qual o melhor para você?

Quando pensamos em adquirir um bem com maior valor agregado, temos que pensar e estudar todas as possibilidades disponíveis no mercado e as suas vantagens. Duas alternativas bem comuns são o consórcio e o financiamento. Para entender e ajudar na tomada de decisões vou deixar aqui para vocês um breve resumo de cada um.

OS 3 METROS QUADRADOS MAIS CAROS DO BRASIL

Consórcio

Conforme sua tradução do latim “associação” ou “parceria”, o consórcio é um grupo de pessoas que se une em prol a alguma coisa. Reúnem-se diversas pessoas com o mesmo objetivo, as quais contribuem mensalmente para um fundo destinado a compra do bem comum visado por todos. Os pagamentos vão custeando a entrega do bem aos associados até todos serem contemplados. A responsabilidade do gerenciamento destes valores é uma instituição especializada, que cobra uma taxa de administração para garantir a organização e o pagamento das parcelas de todos os membros.

Existem dois meios de ser contemplado, através de um lance ou sorteio. Ambos são feitos todos os meses através de assembleias, e dois bens são contemplados. As vantagens do consórcio são o poder de compra à vista quando for contemplado, a flexibilidade para o uso do crédito, poucas taxas a serem pagas, o valor do bem sempre é atualizado. Porém não é feito apenas de vantagens, a grande desvantagem do consórcio é que ele pode ser um investimento a longo prazo, nunca se sabe quando será feita a contemplação. Além de que ele se torna um risco por conta dos consorciados inadimplentes, podendo a administradora reajustar os valores da parcela.

Financiamento

Este é um acordo feito entre uma instituição financeira e o cliente, a mesma libera um valor para a a aquisição de um bem imóvel. Diferente do empréstimo, o valor é debitado diretamente na conta do vendedor, sem passar pelo comprador. As taxas também costumam ser mais acessíveis que as dos empréstimos. O financiamento imobiliário necessita de uma análise de crédito para ter certeza que a pessoa tem condições financeiras de assumir as parcelas.

Esta modalidade pode ser financiada em até 420 meses e suas maiores vantagens é o poder da compra imediata, o controle do orçamento mensal e as parcelas podem ser adiantadas, diminuindo o valor dos juros. Como principais desvantagens é a análise da sua vida financeira, além das taxas de juros serem mais altas e as instituições financeiras cederem até 80% do valor do imóvel, necessitando de um valor de entrada.

E agora, qual é a o mais vantajoso para você?

Essa analise vai depender das condições mensais para assumir as parcelas, do histórico da sua vida financeira e do tempo que você está disposto a esperar pela compra. Analise todas as possibilidades e escolha a opção que melhor se encaixe nas suas condições.

Manara Corretor Digital

Acesse meu site para adquirir um imóvel na Serra Gaúcha.

www.manaracorretordigital.com.br

Manara Corretor Digital

No mercado imobiliário desde 2014, conhecida inicialmente como Manara Imóveis. Hoje eu, Anderson Manara, volto trabalhar como corretor autônomo, entrando em um novo nicho do mercado, com atendimento digital.