Mercado Imobiliário

Comprei meu imóvel, quantos dias tenho para me mudar?

Essa é uma dúvida muito frequente dos meus clientes, qual é o prazo estipulado para a entrega das chaves após a assinatura do contrato de compra e venda. A resposta sempre é: depende! E realmente, depende de cada situação, depende do prazo estipulado no contrato, depende da instituição financeira optada, se o imóvel está desocupado ou tem inquilinos; e também do registro de imóveis. É uma série de burocracias que definem o prazo da entrega das chaves.

Quando o imóvel está desocupado ou ocupado pelo vendedor do contrato é muito mais fácil negociar, em alguns casos a entrega das chaves fica condicionada a assinatura do contrato junto a instituição financeira, outros na averbação das escrituras junto ao registro de imóveis e em outras situações a um prazo que o vendedor precise para desocupar o imóvel, porém tudo isso é muito negociável e deve constar em contrato.

Já quando o imóvel é ocupado por um inquilino tem uma lei que garante o prazo de até 90 dias para a desocupação após a assinatura do contrato de compra e venda. Isso se o contrato de aluguel não constar uma cláusula de vigência, nesses casos o comprador do imóvel deve respeitar o prazo do contrato de locação até seu prazo final para a ocupação do mesmo. Mas como já citei, depende da situação, do prazo em que o inquilino consegue outro imóvel para mudança. Mas essa cláusula de vigência é muito usada para proteger, principalmente, inquilinos de imóveis comerciais.

Ficou alguma dúvida, acesse meu site.

Manara Corretor Digital

No mercado imobiliário desde 2014, conhecida inicialmente como Manara Imóveis. Hoje eu, Anderson Manara, volto trabalhar como corretor autônomo, entrando em um novo nicho do mercado, com atendimento digital.