Financiamento

Como financiar um imóvel pelo Programa Minha Casa, Minha Vida?

Existem dois tipos de financiamento Minha Casa, Minha Vida. Um para famílias com renda inferior a R$ 1.800,00, neste é preciso fazer inscrições nas prefeituras ou entidades organizadoras do programa Minha Casa, Minha Vida 1. E o segundo tipo que são para famílias com renda até R$ 7.000,00, que podem buscar o corretor da Manara Imóveis para fazer uma simulação, primeiramente leia as etapas:

1ª ETAPA- SIMULAÇÃO
Nesta etapa, simula-se o financiamento com base na renda mensal bruta familiar. O simulador irá solicitar as seguintes informações:

  • Categoria do imóvel: novo, usado ou na planta;
  • cidade;
  • valor do imóvel;
  • renda familiar mensal bruta (apresentar seu contracheque ao corretor);
  • quantidade de participantes;
  • possui 3 anos de trabalho sob o regime do FGTS, somando-se todos os períodos trabalhados?
  • Proponente já beneficiado com subsídio do FGTS?
  • Se tem dependentes;
  • % de pactuação (se for mais de um participante);
  • Data(s) de nascimento(s).Existem dois sistemas de amortização, SAC e PRICE. No sistema SAC as parcelas são decrescentes e no sistema PRICE as parcelas são fixas (variam a % TR). As parcelas mensais não podem ultrapassar 30% da renda familiar bruta. Da entrada simulada, pode-se descontar valores referentes ao
    FGTS.Esta etapa é muito importante, pois com ela você definirá parâmetros para escolher o imóvel, e filtrar opções que ficam dentro das condições da sua renda e entrada.

2 ª ETAPA- ESCOLHER O IMÓVEL

Já filtrados os valores, nesta etapa você define o imóvel de interesse para poder encaminhar a documentação.

3ª ETAPA- – DOCUMENTAÇÃO
Definido o imóvel, junta-se a documentação necessárias para financiamento e entrega-se para o corretor. Os documentos exigidos são:

  • RG;
  • CPF;
  • título de eleitor;
  • certidão de nascimento ou de casamento (se for casado considerar documentos do cônjuge);
  • 3 últimos comprovantes de endereço
  • 3 últimos contracheques;
  • carteira de trabalho;
  • extrato do FGTS;
  • declaração de imposto de renda (se declarar);
  • questionário para financiamento, entregue pelo corretor.

4ª ETAPA- AVALIAÇÃO DE CRÉDITO

A avaliação de crédito é feita pelo banco escolhido para financiamento (Caixa ou BB), podendo demorar até dois dias úteis para se ter um retorno. Para aprovação o cliente não pode estar negativado e ter um bom relacionamento com os bancos.

5 ª ETAPA- CONTRATO DE COMPRA E VENDA COM O PROPRIETÁRIO

Aprovado o crédito, a Manara Investimentos Imobiliários gera um contrato particular de compra e venda com os compradores e vendedores para reserva de unidade e definir os valores a serem pagos da entrada, FGTS e financiamento bancário.

6ª ETAPA-  PAGAMENTO DA DOCUMENTAÇÃO

Para obter um imóvel, existe um custo de documentação, que varia conforme o valor do mesmo. Esses custos incluem custos bancários e do cartório.

7ª ETAPA-  ENGENHARIA

Se o imóvel já estiver pronto e com habite-se, um engenheiro contratado pelo banco vai até o imóvel e faz uma avaliação do mesmo, para definir um valor  de compra e venda coerente. Se o imóvel está na planta ou ainda não tem o habite-se se passa diretamente para a 8ª etapa.

8ª ETAPA- CONTRATO DO BANCO

Na etapa final, o cliente assina o contrato do financiamento no banco e recebe as chaves do imóvel.

Veja as melhores opções que se enquadram no Programa Minha Casa, Minha Vida.

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Manara Corretor Digital

No mercado imobiliário desde 2014, conhecida inicialmente como Manara Imóveis. Hoje eu, Anderson Manara, volto trabalhar como corretor autônomo, entrando em um novo nicho do mercado, com atendimento digital.