Mercado Imobiliário

Como definir o tamanho ideal de imóvel para viver

Você esta começando a planejar a compra de um imóvel e não sabe por onde começar, saiba que uma das primeiras decisões a ser tomadas é o tamanho do imóvel que você vai querer adquirir, para que ele comporte seu estilo de vida, família, etc. Mas ai já surge a primeira dúvida, qual o tamanho ideal de imóvel para mim? Essa é uma dúvida frequente, e são diversos aspectos que devem ser avaliados antes de definir o tamanho ideal.

Preço

Para estupidez e muito óbvio, mas a primeira pergunta que deve ser feita é: quando estou disposto/tenho condições de pagar por um imóvel?

Muitos clientes chegam até mim com a idealização do imóvel perfeito: 150 m², 3 quartos, box de garagem duplo, churrasqueira e por ai vai… mas esquecem da principal característica que deve ser idealizada, que é o quanto ela pode investir. Não adianta querer um imóvel com as características perfeitas e o poder de compra estar fora dos valores de mercado. Então, antes de avaliar qualquer aspecto, defina os valores que podem ser investidos. E após isso, pesquise no mercado quais as características que você poderá esperar de imóvel na faixa de valor definida.

Estilo de vida

Este é um aspecto muito importante, o estilo de vida que você leva tem que combinar com o tamanho de imóvel escolhido. Por exemplo, você prática algum esporte radical, o imóvel que você escolher vai ter que ter espaço para comportar seus equipamentos. Ou você trabalha em casa, o que é algo muito comum hoje em dia, então seu imóvel vai ter que ter espaço o suficiente para você organizar um local de trabalho. Enfim, diversos exemplos podem ser citados aqui, você deve levar seu estilo de vida em consideração, pois o lar é onde as pessoas costumam passar a maior parte de seu tempo, ele precisa ser confortável.

Tamanho da família

Se você tem família, esse é um fator que deve ser analisado, pois o tamanho do imóvel vai influenciar muito no bem estar de todos. Muitas vezes você não precisa buscar um imóvel que vá ter um quarto por filho, por exemplo, mas sim um que o tamanho dos quartos seja suficiente para acomodar cama para todos.

Idade dos moradores

A idade dos moradores vai influenciar muito no tamanho do imóvel. Por exemplo, crianças e bebês necessitam de mais espaço, por conta dos objetos como brinquedos, carrinhos de passeios e outros itens. Idosos tem suas limitações às vezes e necessitam de mais espaço também, então analisar as necessidades conforme a idade dos moradores é essencial.

Animais de estimação

Hoje em dia a maioria das pessoas tem animais de estimação, e o tão amado pet vai com a gente pra onde formos. Levar em consideração as necessidades deles é prioritário para manter seu bem estar, então analise esse fator também.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato comigo através do meu site.

Manara Corretor Digital

No mercado imobiliário desde 2014, conhecida inicialmente como Manara Imóveis. Hoje eu, Anderson Manara, volto trabalhar como corretor autônomo, entrando em um novo nicho do mercado, com atendimento digital.